Diferente do excesso de pele, a ptose palpebral caracteriza-se pela queda das pálpebras, resulta em assimetria da fenda palpebral e pode inclusive acometer o eixo visual. Pode ser presente desde o nascimento, quando chamada de ptose congênita ou ptose adquirida .
Ptose congênita : geralmente presente desde o nascimento, pode acometer um ou os dois olhos. A consulta precoce com o oftalmologista é determinante para decidir se a ptose oferece riscos ao desenvolvimento visual da criança, indicando o procedimento cirúrgico ou se este pode ser postergado por meio de acompanhamento clínico.
Ptose adquirida: pode ter origem involucional, ou seja, própria do envelhecimento e, menos frequentemente, mecânica, miogênica ou neurogênica. Somente o diangóstico correto permitirá indicar a melhor técnica cirúrgica para a correção da assimetria .

O ectrópio e o entrópio caracterizam-se por uma alteração na posição da margem palpebral.
O ectrópio é o distanciamento da margem palpebral em relação ao globo ocular . Pode gerar sintomas como lacrimejamento , vermelhidão nos olhos. Em casos mais graves ,o ectrópio leva a exposição da superfície ocular colocando em risco a visão.

O entrópio caracteriza-se pelo direcionamento dos cílios em direção ao globo ocular. Quando os cílios tocam a superfície dos olhos podem ocasionar resultar em sintomas irritativos, sensação de de corpo estranho e lacrimejamento. Em casos mais graves pode gerar danos à córnea , como ceratite e úlcera.

O tratamento é feito com o reposicionamento cirúrgico das pálpebras , que permite melhora imediata dos sintomas.
Assim como em outras partes do corpo , a pele da pálpebra pode ser acometida por diferentes lesões e tumores, sejam eles benignos ou malignos.
Os tumores palpebrais benignos mais frequentes são: ceratose seborreica, ceratose actínica, xantelasma, cisto de moll , calázio, papilomas, nevus.
Os tumores malignos da pálpebra geralmente afetam pacientes mais velhos e podem ser causados por dano ultra-violeta pela luz solar e pela infecção pelo vírus HPV, além de doenças genéticas. Dentre os tumores malignos mais encontrados estão: carcinoma basocelular CBC, melanoma, carcinoma espinocelular CEC, carcinoma sebáceo.
As lesões palpebrais podem se manifestar com coceira, ferida que não cicatriza, perda de cílios e até mesmo sangramento .
Exérese e correção cirúrgica precoce são necessários para evitar comprometimento as estruturas oculares.


Rua XV de Novembro , 1776 | América| Joinville -SC
WhatsApp: (47) 99989-5979
Telefone : ( 47) 34223679
Ter receio da dor é normal, mas a blefaroplastia é planejada para ser tranquila.
O procedimento é feito com anestesia local + sedação, o que garante conforto, relaxamento e mínima sensibilidade na região.
Você acorda bem, volta pra casa no mesmo dia e recebe medicações para controlar qualquer desconforto.
A prioridade é sempre a sua segurança e o seu bem-estar.
Tem mais dúvidas sobre o procedimento?
📩 Deixe nos comentários!
Comunicado Importante
Estaremos em recesso entre 19/12/2025 e 05/01/2026.
Retornaremos ao atendimento normal no dia 06/01/2026.
Esse período é dedicado ao descanso da equipe e à organização para iniciarmos 2026 com ainda mais qualidade, atenção e cuidado com sua saúde visual. 👁️✨
📩 Mensagens e solicitações enviadas durante o recesso serão respondidas após o retorno.
Agradeço a compreensão e desejo a todos ótimas festas!
A blefaroplastia entrega resultados incríveis, mas com responsabilidade.
Existem situações em que eu contraindico a cirurgia, seja por saúde descompensada, falta de preparo para o pós-operatório ou expectativas irreais de transformação.
A blefaroplastia refina, rejuvenesce e devolve leveza ao olhar, ela não muda quem você é.
Por isso, a avaliação é essencial para garantir segurança, naturalidade e respeito à sua anatomia.
Quer saber se o procedimento é indicado para você?
📩 Clique no link e agende sua consulta.
O espetáculo do pôr do sol, a revoada dos guarás, a vida pulsando no mar. Isso não é apenas uma paisagem... é a Orquestra da Natureza regendo a sinfonia da perfeição.
Um privilégio que exige apenas uma coisa de nós: a presença.
Precisamos de uma pausa : silenciar a mente e, só então, escutar e sentir o nosso corpo. Nesse estado de presença, a contemplação se torna a forma mais viva de orar e agradecer.
É nas entrelinhas dessa pintura de cores que a Natureza e o Divino, em sua perfeição e sabedoria, nos ensinam. Eles nos mostram que o maior espetáculo acontece quando a sincronia é interna
Desfrutar desses pequenos momentos de conexão parece pouco... mas ao mesmo tempo significa TUDO